Trata-se de uma escola técnica profissionalizante, com atuação em Cunha e cidades vizinhas do Alto Vale do Paraíba.

O projeto pedagógico da escola foi desenvolvido pelos conceituados e experientes profissionais Flavia Aidar e Ricardo Lobo. Conta com dois modelos de ensino: o primeiro composto por cursos rápidos de (re) qualificação para trabalhadores já ativos, voltado para a geração de renda e de melhores oportunidades profissionais, considerando as demandas do mercado de trabalho local. O segundo será um curso técnico experimental com dois anos de duração, com uma formação integral e humanista, e foco nas áreas de agropecuária ecológica, turismo rural, hotelaria, arte, cultura e artesanato, destinado a jovens egressos do ensino médio. Funcionará na escola uma incubadora de empreendimentos, de forma a permitir o desenvolvimento de projetos sustentáveis nas áreas focadas pelo curso, sempre levando em conta a necessidade da preservação ambiental da região.

A política pedagógica aponta para a integração da escola no município e pelo município, de modo a que seus projetos e ações promovam uma participação cidadã plena dos jovens e adultos por ela formados.

A escola tem como gestora a Fundação de Apoio à Tecnologia / FAT do Estado de São Paulo, e terá um amplo espectro da formação em áreas artísticas. De extrema importância é o curso de joalheria, que conta com um grupo de profissionais altamente gabaritados, sendo um deles diretor de uma escola de joalheria em São Paulo. Este curso será longo e terá o perfil mais próximo daqueles que serão desenvolvidos quando o projeto se implantar de forma definitiva.

 

Anúncios