A Escola Carlito Maia está integrada ao projeto do Muriqui 2016. Breve teremos uma apresentação em Cunha. Aguardem!

O MURIQUI, é um animal de hábitos muito sociais ele adora abraçar intensamente. O “abraço do muriqui”, portanto, poderá ser um autêntico símbolo de receptividade e simpatia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, estando bem de acordo com a imagem alegre e hospitaleira do povo brasileiro.

Desta forma, acreditamos que o muriqui seja o animal ideal para mascote dos Jogos Olímpicos de 2016, por representar bem o Brasil em geral, e o Rio de Janeiro em particular, e ao mesmo tempo enfatizar valores como a paz, a cooperação, o trabalho em equipe, a convivência familiar e a conservação da natureza.

O muriqui é o maior entre os primatas de todo o continente americano. Ele é exclusivamente brasileiro, nativo de Mata Atlântica. O Rio de Janeiro é o único estado onde, possivelmente, estão presentes as duas espécies de muriqui, o muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) e o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus). Muriqui em tupi-guarani significa “POVO MANSO DA FLORESTA”, representando a tão esperada paz nos Jogos Olímpicos.

O muriqui é um dos primatas mais ameaçados do planeta, precisando urgentemente ser salvo da extinção. Possui comportamento solidário. É um animal que vive em sociedade, harmoniosamente e trabalhando em equipe, o que evoca a necessária solidariedade dos esportes coletivos. Vive preferencialmente em locais de grandes altitudes em perfeita sintonia com seu habitat, fazendo-se pensar a importância da relação ser vivo/natureza, numa forma preventiva de se evitar catástofres ocorridas recentemente. Ressalta-se ainda a grande importância ecológica para a preservação da Mata Atlântica, uma vez que serve como dispersor de sementes essenciais para o reflorestamento, garantindo a integridade do meio ambiente. A criação de programas que visem sua proteção permite trabalhos paralelos para a preservação de grande parte da fauna e flora da Mata Atlântica.

O muriqui possui formato anatômico estético e simpático, o que é ideal para a criação de um mascote para os Jogos Olímpicos de 2016.

Fonte: site oficial do Muriqui 2016

Vídeo da Campanha Muriqui 2016

Anúncios